Dicas para a decoração da mesa de Natal

22 / 12 / 2016 | Postado por Invespark.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Talvez o símbolo mais emblemático da noite de Natal, a mesa tem significado de união entre a família e os amigos. Além disso, também funciona como um complemento da decoração da casa, se tornando motivo para colocar a inspiração e a criatividade a toda prova. Selecionamos algumas dicas para tornar sua mesa ainda mais bonita e, com uma receita especial para a data (e que tem tudo a ver com o frescor do verão), ainda mais saborosa!

Cores

Procure seguir o padrão utilizado na decoração da casa, para não destoar. Vermelho, verde e dourado geralmente são as mais clássicas. Contudo, quem busca uma decoração mais clean e minimalista, encontra no branco o tom base ideal, já que ele recebe bem qualquer outra cor para combinação.

Velas

Itens praticamente indispensáveis, as velas promovem a sensação de aconchego e acolhimento. No mercado há infinitas opções, das mais simples às mais decorativas. Uma solução é dispor, como em um arranjo, velas de diferentes alturas e calibres, adornadas com flores ou outros itens de decoração natalina. Enfeitar as velas com fitas e laçarotes ou colocá-las sobre ou dentro de taças não utilizadas, em uma espécie de suporte, também são opções. Para essa ocasião, evite as velas aromáticas.

Toalhas

Se já houver um bom volume de itens decorativos sobre a mesa, opte por uma toalha discreta e de tom básico. Elas tornam a mesa muito mais elegante e são a expressão da máxima “menos é mais”.

Guardanapos

De pano ou papel, não importa. Há uma infinidade de modelos que, certamente, vão combinar com a decoração escolhida. Se forem de pano, vale prendê-los em formato de leque com prendedores próprios para isso. Se optar pela dobradura, ela pode ser triangular ou retangular e o guardanapo deve ser disposto sobre o prato ou na lateral, sob os talheres.

Árvore de Natal

Sim, é possível! Em tamanhos reduzidos (ficam mais charmosas e adequadas quando forem utilizados apenas galhos secos) e bem enfeitadas, elas podem ser as protagonistas da mesa.

Louças e talheres

Sousplats dão um toque de elegância a mais, e podem vir em uma cor que faça contraste à cor da louça. Não exagere na quantidade de talheres, disponha somente o suficiente para o menu da noite.

Decoração

Itens como flores, frutas e frutinhas, pinhas, bombons, fitas, pequenos Papais Noéis e bolas de Natal que não foram aproveitadas na árvore podem encontrar seu espaço sobre a mesa. O ideal, é dispor esses itens em taças e travessas de vidro, para manter a organização. Adornar o encosto das cadeiras, sem exagero, também é válido.

Salpicão natalino

Rendimento: 8 porções

Ingredientes:

1 maçã verde descascada e em cubos

Meia colher (sopa) de suco de limão

2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado

1 colher (sopa) de azeite

1 colher (sopa) de salsa picada

1 pote de iogurte natural

1 caixinha de creme de leite

2 colheres (sopa) de salsão picado

1 cenoura média ralada

2 batatas cozidas e picadas

2 envelopes de Tempero e Sabor Maggi – Aves, Peixes e Arroz

Sal a gosto

Meia xícara (chá) de amêndoas tostadas em lascas

Modo de preparo:

Em uma tigela grande, misture a maçã com o suco de limão. Junte o frango, o azeite a salsa. Junte o iogurte, o creme de leite, o salsão, a cenoura, a batata, o tempero e sal a gosto. Misture bem, coloque em uma saladeira, distribua as lascas de amêndoas e sirva.

Boas Festas!! 

voltar