Entenda como encantar e fidelizar ao máximo seus clientes

22 / 09 / 2016 | Postado por Invespark.

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Este é considerado oficialmente o mês do Cliente e existe para homenagear aquele que é a mola propulsora da maior parte (senão todos) os tipos de negócio. E em uma realidade onde as regras do mercado mudam em grande velocidade, os hábitos e decisões de consumo também são impactados na mesma rapidez. Por isso, ações honestas que fidelizam os clientes são cada vez mais urgentes e importantes para empreendedores e empresários que não desejam ser escolhidos apenas por uma simples comparação de preços.

Separamos aqui algumas táticas simples, fáceis de executar, e que farão com que seu cliente se sinta cada vez mais valorizado. Confira:

Conheça-o como ninguém
Ao entender as necessidades e expectativas de seu cliente, você é capaz de entregar um trabalho muitas vezes personalizado e sensível aos anseios de seu contratante. Se o seu produto ou serviço for o melhor de todos, mas incompleto para seu cliente, perde-se o valor e, por consequência, a capacidade de fidelização.

Aposte na comunicação
Um dos grandes erros é comunicar-se com o cliente de modo generalista. Uma comunicação segmentada, afinada e relevante, é essencial.

Crie experiências de atendimento. Fazer com o que o cliente se sinta realmente especial não é tarefa difícil. Um atendimento cuidadoso, com zelo e completo, garante substanciais chances de retorno.

Tenha paciência
É sabido que quando pessoas entram em contato pela primeira vez com algum produto ou serviço, não estão exatamente prontas para adquiri-lo. Ou seja, abuse do relacionamento sem compromisso até conquistar o cliente, algo que pode levar algum tempo. Para se valorizar e se mostrar ao cliente em potencial, mantenha um site agradável e atualizado, preocupe-se com os materiais que utilizará para apresentar seu negócio e tenha um portfólio organizado e sempre à disposição.

Faça com que sua entrega combine com a expectativa gerada
De nada adianta uma apresentação perfeita, se depois de fechado o negócio o cliente se sentir deixado de lado. Atrair e encantar são predicados que devem se seguir por todo o tempo que você atendê-lo. Respeite prazos, combinados, planejamentos e não esqueça aquele “tempero”, que será o responsável por motivar seu cliente a falar bem de você, além de indicá-lo para outras pessoas.

Meça a satisfação
Não precisa ser algo absolutamente formal, mas esteja sempre aberto a ouvir opiniões. Para isso, faça uso de uma comunicação direta, clara e regular. Também saiba mapear as falhas e convertê-las rapidamente, sempre através de muita transparência.

Se faça presente
Muitos prestadores de serviços não estão abertos a flexibilizar sua atuação para além daquilo que estipulam as linhas do contrato. Se possível, mostre ao cliente que você é uma solução rápida e efetiva para outras questões que não as suas em primeira instância, e que tem a ferramenta e o conhecimento ideais para aquele momento. Tenha certeza, você não será esquecido.

 

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