Maiores vilões de consumo de energia dentro de casa

3 / 07 / 2015 | Postado por Invespark.

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A maioria dos brasileiros já sentiu no bolso o aumento da conta de luz. A crise energética tem afetado a todos de forma brusca. Em todo o país o último aumento  que aconteceu no mês de Março foi o grande vilão da inflação. Em média a tarifa de energia subiu 22%, enquanto que nos últimos doze meses as contas já estão 60,4% mais caras.

Curitiba registrou o segundo maior aumento, 32,7%, o que tem obrigado os curitibanos a mudar seus hábitos de consumo, evitando o desperdício e equilibrando o gasto fixo e mensal.

Com a chegada do inverno, alguns eletrodomésticos são mais usados devido ao excessos de chuvas e baixas temperaturas. Por isso, é importante estar atento a quantidade de energia consumida por aparelho, para não ter uma surpresa no fim do mês. Como o gasto vai variar conforme a potência do equipamento e tempo de uso, a Copel fornece um simulador virtual para que você possa calcular a média de consumo por cômodo, tempo e equipamento.

Clique aqui para saber o que mais consome energia em sua casa.

Conheça abaixo quais são os vilões de consumo dentro de casa:

Chuveiro elétrico
É o eletrodoméstico que mais gasta energia em uma casa. Se você usar um chuveiro com potência de 4.500 watts durante 30 horas por mês, gastará 135 kWh. Por isso, se puder opte por um sistema de aquecimento solar, ao invés do chuveiro elétrico. A organização não-governamental (ONG) Sociedade do Sol oferece, em seu site (www.sociedadedosol.org.br), download com manual disponível para fazer o sistema de aquecimento em casa, com materiais simples e de baixo custo.

Geladeira
Segundo a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a geladeira é o segundo equipamento que mais consome energia em uma residência, ficando atrás apenas do chuveiro elétrico. Ela contribui com 25 a 30% do valor de sua conta de luz.

Aquecedor de ambiente
Aqui estamos falando sobre os aquecedores elétricos. Se usado em 15 dias, 8 horas por dia a média mensal chega a 190 kWh.

Ar-condicionado quente/frio 
Quanto mais BTUs (Unidade Térmica Britânica) tem um ar-condicionado, mais energia ele consome. Caso seja utilizado para o aquecimento ou resfriamento de um ambiente, um ar-condicionado de 10000 Btu/h consome em média 160KW por mês.

Freezer
Se você quer economizar energia, evite usar o freezer. Se possível, coloque os alimentos no congelador da geladeira. Isto representa uma economia de 50 kWh por mês. Um freezer de 400 watts, usado por 300 horas/mês, gasta 120 kWh.

Secadora
Por mais que seja inevitável o uso as vezes, principalmente para quem tem criança em casa, evite usar este eletrodoméstico. Uma secadora de 3500 watts se for usada por 15 horas durante o mês, o consumo será de 52,5 kWh.

Computador
O computador gasta uma quantidade considerável de energia elétrica. Se o aparelho tiver potência de 250 W e ficar ligado durante seis horas por dia, gastará cerca de 45 kWh/mês. O monitor tradicional é responsável pelo consumo de 60% a 80% da energia gasta pelo computador. Por isso, prefira a tela de cristal líquido, que economiza até 40% em relação ao total gasto pelo computador, apesar de mais cara.

Lâmpada fluorescente
A utilização de lâmpadas fluorescentes compactadas, no lugar das incandescentes, pode representar uma economia de até 80% de energia elétrica. Uma lâmpada fluorescente compacta de 15 watts corresponde a uma lâmpada normal de 60 watts. Apesar de mais cara, em média as fluorescentes duram 10 mil horas, enquanto uma lâmpada normal de 60 watts, apenas 1000 horas.

Ferro elétrico
Esse aparelho também é um dos grandes “inimigos” da economia de energia elétrica. Acumule a maior quantidade possível de roupas, para passá-las de uma só vez, porque o ferro consome mais energia no aquecimento inicial. Reserve as roupas leves (por exemplo, as feitas de nylon ou lingeries) para serem passadas logo que você desligar o ferro, pois este permanecerá quente por uns 10 minutos. Um ferro de 1.000 watts, usado durante 15 horas/mês, consome 15 kWh.

Máquina de lavar roupas

Acumule o maior número de peças de roupa para colocar na máquina de lavar. Use a capacidade máxima determinada pelo fabricante da lavadora. Utilize a quantidade adequada de sabão, para não repetir a operação de enxágüe. Se lavadora de roupas tiver 1.500 W, e ficar ligada durante 15 horas, gastará, em um mês, 22,5 kWh.

Microondas
Se utilizado por 15 horas/mês, um forno de microondas padrão gastará 19,5 kWh. Por isso, quando possível, prefira o fogão a gás.

Secador de cabelo
Embora o tamanho dos secadores de cabelo seja pequeno, seu consumo de energia elétrica é bastante elevado. Se for usado durante 15 horas por mês, um secador com potência de 1.000 W gastará 15 kWh.

voltar