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Como escolher o espaço ideal para o seu negócio?

Empreender é um desafio constante. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 37,8% das empresas criadas no país continuam ativas após cinco anos. E para sobreviver em um mercado competitivo é preciso definir, com cautela e critério, as prioridades que vão garantir o desenvolvimento do seu negócio.

Você sabia que alguns especialistas chegam a afirmar que o espaço e localização do empreendimento representam até 50% do sucesso? A outra metade, é claro, se conquista com uma boa gestão.

Como escolher o espaço?

Para escolher bem o local onde a empresa vai funcionar, o empreendedor tem que conhecer bem o perfil do negócio e de seus clientes potenciais. Tenha em mente que a empresa vai passar vários anos no local escolhido e é extremamente desejável que ela cresça neste período.

Localização:

Observe atentamente as características do edifício/condomínio e da região onde o empreendimento está. O ideal são as regiões com bom fluxo de trânsito e que sejam alimentadas por diferentes linhas de ônibus ou outro tipo de transporte público, garantindo frequência e facilidade de transporte para clientes, funcionários e fornecedores. Além de buscar por uma região de fácil acesso, procure uma região onde seja fácil de parar. O número de vagas de estacionamento, no edifício e nas imediações, tem que ser considerado.

Deslocamento: “TEMPO TAMBÉM É DINHEIRO”.

É o que o consultor do Sindicato da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), Marcos Katahlian, chama de custo total de utilização do imóvel. Segundo ele, quando se pensa só no valor de compra ou aluguel, corre-se o risco de errar na conta. “Tem que se calcular também o valor dos custos de deslocamento, a proximidade com escolas, e outros serviços”, lembra ele. “Isso tem que estar na cabeça: este imóvel é um ponto a partir do qual toda a vida vai girar”.

Diferenciais:

As comodidades e os serviços oferecidos pelo edifício/condomínio também devem ser avaliadas. Alguns espaços oferecem serviços de recepção, portaria e até salas de reunião para uso coletivo. Alguns prédios destacam, ainda, diferenciais importantes que podem atrair mais clientes, como uma galeria comercial instalada no térreo do edifício. Além disso, o local também deve ser adaptado para receber pessoas com deficiência.

Resumo de fatores a considerar:

Texto: Thabata Martin