Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Corretor online das 09h às 18h

Atendimento por e-mail

Central de Vendas (41) 3029 5011 das 09h às 18h

Arquitetura carioca

Os olhos do mundo inteiro passaram as últimas semanas voltadas ao Rio de Janeiro. Com a realização das Olimpíadas Rio 2016, ficou praticamente impossível passar ileso pelas imagens da cidade e seus atrativos: praias, povo, cultura, cenários, natureza, pontos turísticos e monumentos.

Entre os encantos da segunda maior cidade do país, a arquitetura ocupa lugar de destaque. Montamos um breve roteiro para que você possa saber o que esperar do Rio neste quesito, com obras do “ontem” e “hoje”, lembrando que a cidade toda (suas ruas, vielas e bairros), por si só, são um verdadeiro cenário arquitetônico. Confira:

Museu do Amanhã

Inaugurado em dezembro de 2015, o Museu do Amanhã, assinado pelo arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava, representa um dos pontos altos do programa de revitalização da zona portuária da cidade, o Porto Maravilha. O edifício de geometria icônica e construção complexa ajuda a delinear um novo circuito cultural no Rio com uma narrativa que une ciência e o futuro. O museu está localizado na renovada Praça Mauá, em um prolongamento que se direciona à Baía de Guanabara.

museu1 museu

Arcos da Lapa
Um passeio pelo Brasil Colônia é o que o visitante pode esperar ao chegar aos Arcos da Lapa. O cenário é clássico e se trata do símbolo mais representativo do Rio antigo. Com construção iniciada por índios e escravos no fim dos anos 1600, a obra passou a ser usada como viaduto para os bondes de ferro em 1896, depois de serem criadas novas soluções urbanas para o abastecimento de água da região. Hoje, o monumento histórico segue como um caminho para o bonde que leva ao bairro de Santa Teresa, além de ser o ponto mais alto da vida boêmia carioca.

arcos Arcos-da-Lapa

Escadaria Selarón
Maior e mais conhecida obra do artista chileno Jorge Selarón, morto em 2013, a escadaria está a apenas cinco minutos a pé dos Arcos da Lapa. Tombada pela prefeitura do Rio em 2005, tem 215 degraus. O artista iniciou a obra em 1994 e trabalhou nela sozinho. A escadaria é inteiramente revestida por ladrilhos de cerâmica coloridos e, segundo consta, nos degraus e nas laterais há material de mais de 130 países, que formam mosaicos exclusivos.

esca escadaria-selaron

Catedral Metropolitana de São Sebastião
Quase impossível não ter visto a imagem desta obra algumas vezes na vida, especialmente nas novelas. Trata-se de um dos prédios mais icônicos e atraentes do Rio de Janeiro, cujo formato cônico, segundo consta, inspira-se em uma pirâmide Maia e também nas naves do Projeto Apollo. Segundo os bispos do Rio, sua forma representa a equidistância e proximidade das pessoas em relação a Deus, lembrando um pouco também a mitra (cobertura de cabeça) usada pelos bispos em cerimônias solenes. O projeto do edifício, que tem capacidade para 20 mil pessoas em pé, leva a assinatura do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca.

catedral catedral1

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Localizado na Cinelândia, o teatro tem arquitetura barroca e estonteante, por dentro e por fora. A construção foi inaugurada em 1909 e tem a fachada caracterizada por uma escadaria de acesso e três cúpulas na cobertura. Para dar vida ao luxuoso projeto, repleto de mármores, granitos, luminárias e estátuas de bronze, trabalharam inúmeros pintores e escultores. Ao longo dos anos, o teatro passou por inúmeras obras de restauração, modernização e ampliação.

teatro teatro1